o que é ouro 18k?

O Ouro na Joalheria

Quando pensamos em uma Joia a primeira palavra que nos vem à mente é ouro. Mas o ouro utilizado na joalheria pode ter diferentes cores, diferentes graus de pureza e diferentes valores.

Tecnicamente, o ouro, símbolo Au na tabela periódica, é um metal de cor amarela e que, junto com a prata, platina, paládio e cobre, é considerado um metal nobre. O que significa que possui pouca reatividade e maior resistência à oxidação.

Mas a joalheria criou ligas metálicas, ou seja, misturas de metais, para tornar o ouro mais atrativo e também mais adequado para criação de joias.  Em um processo relativamente simples, os metais são pesados e aquecidos até chegarem a ponto de fusão, isto é, que derretam e se unam.

o que é ouro 18k?

Liga de ouro 18k sendo produzida

A variedade de ligas e os termos utilizados na Joalheria acabaram criando certa confusão para o consumidor. Por isso criamos este resumo esclarecendo as principais dúvidas que percebemos em nossos clientes.

Uma das maiores dúvidas é sobre o “ouro 18k” ou “ouro 24K”. Então vamos começar explicando o  ”K”

O Kilate, símbolo K, é uma unidade de pureza do ouro. Existem joias em ouro 18k, 16k ou até 24k. Mas também é comum encontrarmos a grafia “Quilate”, que neste caso é errada, pois Quilate é uma unidade de peso de pedras, e equivale a 200mg. Então, quando lhe oferecerem uma joia de ouro 18 Quilates, você já pode explicar e corrigir o vendedor.

Agora os números, 16, 18, 24, 750…

O que é Ouro 24K?

Ouro 24k é ouro puro, que dificilmente é usado na joalheria por ser muito maleável.  Mas mesmo assim é possível encontrar peças feitas 100% de ouro.

pepita de ouro

Pepita de Ouro

O que é Ouro 18K?

É a liga metálica mais usada na Joalheria  e corresponde a 75% de ouro puro, e 25% de outros metais, normalmente prata e cobre,  fazendo com que a joia fique mais resistente a deformidades. Então quando dizemos que o peça é de ouro 18k, estamos dizendo que ela tem 18 partes de ouro puro e 6 partes de outros metais.  Ouro 16k, 14k, 12k ou qualquer que seja a Kilatagem, segue a mesma lógica.  E é claro que isso impacta diretamente no preço da joia, quanto mais ouro, mais cara.

O que é Ouro 750?

O número 750 deriva de 75% e corresponde a uma liga metálica com 75% de ouro puro. As joias em ouro 18k, ou seja, com 75% de ouro puro, normalmente tem um carimbo com o número 750. Então podemos considerar que 750 é sinônimo de Ouro 18k.

Mas o fato de não terem carimbo ou marcação não significa que a peça não é de ouro 18k. E o mesmo vale para peças com marcação, ou seja, ter a marcação não significa que a peça seja de ouro 18k, é apenas uma indicação. Por isso é importante comprar joias em joalherias de sua confiança.

ouro 750

Marcação “750” em Aliança de Ouro

As cores do Ouro

Dependendo das combinações de metais, o ouro que é naturalmente amarelo, pode assumir outras cores, que vão do cobreado ao negro, dando muita versatilidade e criando muitas possibilidades de misturas para criação de joias.

O que é Ouro Amarelo?

É a liga metálica mais comum da joalheria. Tem 75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% de cobre.

O que é Ouro Vermelho?

É uma liga metálica com 75% de ouro e 25% de cobre.

O que é Ouro Rosa, ou Rosé?

É uma liga metálica com 75% de ouro, 22,5% de cobre e 2,5% de prata.

joia ouro rosa

Anel feito com Ouro Rosé

O que é Ouro Branco?

Também conhecido como ouro paladinado, é uma liga metálica com 75% de ouro e 25% de paládio.

O que é Ouro Verde?

É uma liga metálica com 75% de ouro, 15% de prata, 6% de cobre e 4% de cádimo.

O que é Ouro Negro?

É uma liga metálica com 75% de ouro e 25% de cobalto.

*Repare que todas as ligas acima são consideradas Ouro 18K. Pois todas têm 75% de ouro puro em sua composição.

o que é prata 950?

A prata, apesar de menos valorizada, também é um metal nobre e bastante utilizado para confecção de peças.

O que é Prata de Lei?

É assim chamada graças a uma lei do século, criada em Portugal, que punia quem fizesse ligas de prata com menos de 80% de pureza.

O que é Prata 925?

É uma liga metálica com 92,5% de prata e 7,5% de outros metais.

O que é Prata 950?

É uma liga metálica com 95% de prata e 5% de outros metais.

 

Os Banhos

Frequentemente vemos o termo “Banhado a Ouro” ou “Folheada a Ouro”. Isso quer dizer que a peça passou por uma galvanoplastia, que é um processo de eletrodeposição de metais, criando uma camada de ouro sobre a peça.

Peças folhadas a ouro

Peças folhadas a Ouro

Mais conhecidas como Bijuterias, as peças folhadas a ouro variam bastante na espessura desta camada de ouro. Quanto maior o tempo de exposição da peça ao banho,  mais espessa a camada e melhor a qualidade da peça.

Os banhos servem para revestir, principalmente prata e latão, com metais mais nobres como o ouro e o ródio, dando-lhes melhor aparência e durabilidade. Mas mesmo peças de ouro podem receber banho. Peças de ouro amarelo, por exemplo, podem receber um banho de ródio, o que vai lhes conferir uma aparência de ouro branco.

Mas com o tempo e a frequência de uso, essa camada tende a sair da peça, expondo o metal original e exigindo um novo banho. Por isso peças banhadas requerem um pouco mais de cuidado no dia-a-dia.