joais religiosas

Joias de Fé

Joias que representam fé, esperança, devoção ou religiosidade são muito mais do que apenas joias. São peças que levam um significado que vai muito além da vaidade ou da ostentação,  são verdadeiros amuletos. E muita gente não sai de casa sem o seu.

Estas joias nunca saem da lista de principais tendências e são utilizadas a mais de 6.000 anos. Uns dos primeiros povos a utilizar joias religiosas foram os egípcios, em busca de proteção e para evidenciar respeito às crenças e costumes.  Mas somente após  1730 A.C. os egípcios passaram a dominar com precisão as técnicas de joalheria e os adornos passaram a ser amplamente utilizados.  Entre colares de ouro em forma de cobras e anéis com escorpiões feitos em pedras preciosas,  o escaravelho era o principal símbolo para os egípcios. Pois representava a mais forte crença daquele povo, o renascimento.

Desde então as joias acompanham as civilizações humanas, de modo que grande parte da história pode ser contada através delas.

Hoje o maior símbolo de poder em alguns países continua sendo uma joia, a coroa real. Feita em ouro e ornamentada com os maiores e mais caros diamantes e pedras preciosas, ela representa a ligação do homem, no caso o rei ou rainha, com Deus.

No campo das religiões, encontramos a Estrela de Davi, o símbolo mais importante do Judaísmo. O Crucifixo representa o cristianismo e a Lua Crescente com uma estrela bem representa o islamismo. O principal símbolo do Hinduísmo é o Ohm, que representa o som primordial.  Estes símbolos representam as 4 maiores religiões da atualidade e são encontrados nas mais variadas peças de ourivesaria.

Representando a sorte, existem a figa, o trevo de 4 follhas, o pé de coelho e tantos outros. Todos eles presentes em pingentes, brincos e anéis.

Não importa qual seja a crença ou religião em questão. O fato é que as joias de fé representam muito mais do que um estilo. Elas representam a essência de quem as utiliza. 

As joias de fé mais populares

Se você deseja conhecer quais são as joias de fé relacionadas à religião, simbologia e misticismo mais populares do mercado, nós separamos algumas peças que podem te inspirar.

Pingente Divino Espírito Santo

Representado por uma Pomba, é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Representa o amor entre o Pai e o Filho Personificado. Passa a habitar o coração através batismo e guia os crentes no caminho da salvação.

Pingente Árvore da Vida

O pingente árvore da vida costuma ter grande popularidade entre os religiosos. Se significado está entrelaçado as nossas raízes, uma vez que a árvore cresce, podendo transcender gerações. Os significados mais fortes para que os utiliza está relacionado à mutação da vida, indicando que não podemos ficar parados em um mesmo lugar. E que tudo se renova com o tempo. 

Escapulário de São Bento

A corrente que representa fé e pode ser encontrada com diversos santos e crenças também é uma das principais joias religiosas e de fé que podemos encontrar no mercado. O escapulário de São Bento é relacionado ao santo protetor daqueles que sofrem com qualquer tipo de mágica. Segundo a mitologia, sua oração e o uso de pingentes e escapulários com sua imagem destroem o mau olhado e o agouro direcionado para a pessoa que estiver usando o amuleto. 

Pingente Crucifixo

Símbolo clássico entre as joias religiosas, o pingente de crucifixo pode ser usado em colares e pulseiras. Além de representar o símbolo máximo do cristianismo, esta é a maior representação de Jesus Cristo e seus devotos. 

Brinco Trevo

O trevo também é um símbolo extremamente popular no Brasil e os brincos são uma das joias de fé mais populares. O trevo representa a sorte e todo tipo de energia positiva que podemos atrair para nossas vidas.

Pingente Nossa Senhora Aparecida

A N. Sra. Aparecida é a padroeira do Brazil e é representada pela Santa vestindo uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis e um manto azul. É um dos símbolos mais fortes da fé católica dos brasileiros.

Brinco Filtro dos Sonhos

O brinco filtro dos sonhos é um dos acessórios mais populares para quem acredita em simbologia e misticismo. O amuleto é típico da cultura indígena dos Estados Unidos e seu principal objetivo é o de purificar as energias e captar todos os mau-fluídos durante os sonhos. Fazendo assim, com que os sonhos sejam separados entre positivos e negativos.

Pingente Anjo da Guarda

Segundo a fé cristã, Deus envia um anjo que nos acompanha desde o nascimento até o fim da vida. E de acordo com o espiritismo, são os guias que cada um de nós possui.

Gargantilha Olho Grego

Acredita-se que o Olho Grego seja um poderoso talismã contra a inveja e o mau-olhado.  Afasta a negatividade que pode ser transmitida pelo olhar. É da cor azul, representando a espiritualidade e a paz